NotíciasSaúde

Prefeitura intensifica ações de combate ao Aedes Aegypti

INDIANÓPOLIS – Desde o ano passado a Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde tem intensificado as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

Segundo levantamento apresentado nesta semana pela Secretaria de Estado de Saúde em Minas Gerais, o município de Indianópolis teve registro de apenas 1 caso suspeito de Dengue nas últimas semanas, resultado de um amplo trabalho desenvolvido pelas equipes nas ruas e residências.

Em dezembro foi realizada uma reunião na secretaria de Saúde com os integrantes do Comitê de Combate à Dengue, numa avaliação quanto as ações já realizadas pelos colaboradores, onde antes de encerrar o período de aulas, a equipe de Epidemiologia, juntamente com a Atenção Primária levou palestras paras as escolas, Sala de Espera nas Unidades de Saúde, além de palestras e visitas a entidades e estabelecimentos comerciais para discutir sobre o tema, onde o chamado é para que cada um faça a sua parte nesta luta contra o mosquito.

De acordo com o relatório da SES-MG, em 2019, até o momento (dados atualizados em 04/02), Minas Gerais registrou 12.323 casos prováveis (casos confirmados + suspeitos) de dengue. Em 2019, até o momento, há 02 óbitos em investigação para dengue.

Em relação à Febre Chikungunya, Minas Gerais registrou 214 casos prováveis da doença. Há 02 óbitos em investigação, notificados em 2018. Em 2019, até o momento, não houve registro de óbitos suspeitos da doença.

Nas cinco últimas semanas epidemiológicas (30/12/2018 a 04/02/2019) na Região os números registrados de casos suspeitos de Dengue que estão em investigação são: