GovernoNotícias

MP Itinerante chega a Indianópolis

Indianópolis recebe neste dia 28, o projeto Ministério Público Itinerante (MPI) que terá atendimentos em várias áreas do MP, além de prestação de serviços à comunidade em parceria com a Prefeitura Municipal, por intermédio de suas Secretarias.

Segundo a assessoria do MP, um dos objetivos do MPI é incentivar a população mineira, a exercer a cidadania participativa como forma de buscar e de pensar políticas públicas eficientes e, principalmente, adequadas às características de cada região.

Durante o evento o MP estará levando aos participantes, orientações sobre Direito de Família, pensão alimentícia, aposentadoria, entre outros. Também pode-se tirar segunda via das certidões de nascimento, casamento e óbito, fazer o reconhecimento de paternidade e realizar retificação de nome no registro civil. Para prestar esses serviços o MPI conta com a parceria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Polícias Civil e Militar, Sindicato dos Oficiais do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado de Minas Gerais (Recivil), prefeituras e câmaras municipais.

Por parte da Prefeitura Municipal, vários serviços serão oferecidos aos presentes:

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: Apresentação dos projetos: Aulas de Karatê e Danças Urbanas, balé e jazz; Emissão de carteiras de Identidade; Atendimento aos beneficiários do Bolsa Família; Participação da Coordenadoria Antidrogas; Recreações: Pula-pula, Algodão doce e Pipocas.

SECRETARIA DE SAÚDE: Aferição de pressão arterial; Teste de glicemia capilar; Exame de otoscopia; Testes rápidos; Atendimento Saúde Bucal; e Orientação com Alongamento.

SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: Programa Aroeira de Educação Ambiental; Sorteio de brindes ao longo do dia; Brincadeiras e oficinas de brinquedos sustentáveis; Coleta Seletiva; Apresentação do Projeto do Aterro Sanitário; e Instalação de Eco Ponto para receber recicláveis em geral.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO: Apresentação do projeto “Do cantinho de leitura à brinquedoteca” – A importância do lúdico no ambiente escolar.

SECRETARIA DE CULTURA: Casa do Artesão e Eventos Culturais.

SECRETARIA DE ESPORTES: Jogos treinos da Escolinha de Futebol.

A presença do Ministério Público Itinerante nesses municípios mobiliza diversos setores do MPMG, como as Promotorias de Justiça locais, Procon-MG, Coordenadoria Estadual de Defesa do Direito de Família, das Pessoas com Deficiência e dos Idosos (CFDI) e Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos).