Amvap realiza encontro de prefeitos conjunto com feira de educação em Tupaciguara
Uma comitiva de Indianópolis, liderada pelo prefeito Lindomar Amaro (PTB), tendo ainda a presença do presidente da Câmara, Rafael Jacó, também prestigiou o evento.
TUPACIGUARA – Mais que o tradicional encontro de prefeitos nas reuniões itinerante realizadas pela Amvap, o evento desta terça-feira (26/10) em Tupaciguara contou com a primeira edição de uma Ferira Intermunicipal de Empreendedorismo Educacional.
Em sua fala o prefeito anfitrião, Francisco Neto, destacou a priorização de ações na área da educação em sua gestão. Neto destacou os investimentos em tecnologia como um avanço que era aguardado como importante passo “Os investimentos na educação transformam pessoas e sem dúvidas as pessoas transformam o mundo e esse é caminho para um mundo melhor”, disse o prefeito.
Já o presidente da Amvap e prefeito de Gurinhatã, Wender Luciano, destacou o empenho da Amvap na soma de esforços pelos avanços na educação regional. Por meio do Conselho Intermunicipal de Educação – CIE/Amvap a entidade mantem constante troca de experiência entre as secretarias de educação na busca de progresso para o setor.
Wender exemplificou a importância dos investimentos na educação aos avanços da China. O país asiático investiu maciçamente em educação e tem hoje quase 100% da população alfabetizada, além de possuir uma das sociedades mais tecnológicas. “Hoje vemos aqui, de perto, a importância da troca de experiências e da união entre nossos municípios, com esse exemplo especial de Tupaciguara na educação. Usem a Amvap, ela está de portas abertas para promover essa união”, concluiu o Wender Luciano.
A secretaria de educação do município apresentou recursos digitais que passam a integrar a escola com a família e a gestão municipal por meio de 2.500 tablets. O município passa a adotar os aparelhos que estarão nas mãos de alunos e professores. “É uma forma de promover inovação, dando acesso à novas tecnologias”, destacou a secretária municipal de educação de Tupaciguara, Quênia Lourenço Cardoso.
O evento contou com boa parte dos prefeitos de cidades que integram a Amvap, além do Deputado Estadual Leonídio Bolsas, secretários municipais, vereadores, assessores e servidores do poder público. A primeira Feira Intermunicipal de Empreendedorismo Educacional contou com a apresentação e parceria do Sebrae, e das empresas Sensori, Sister, Face School, Algar Telecom, Didatikos, Instituo Hortense e Publicenter.
CIE/Amvap
A Amvap também promoveu sua reunião com secretários municipais de educação, do Conselho Intermunicipal de Educação CIE/Amvap. Em sua apresentação o, assessor em gestão pública da Amvap, Dr. Alexandro Paiva, destacou as diretrizes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – Fundeb, e da obrigatoriedade de investimento de 25% da receita municipal na educação básica.
O assessor destacou a importância da observação dos municípios aos dispositivos especiais na aplicação correta de recursos em função da crise gerada pela pandemia de Covid-19.
Para a presidente do CIE/Amvap e secretária municipal de educação de Capinópolis, Iracilda Pereira Duarte, é essencial que cada município continue buscando estreito alinhamento junto ao conselho para evitar que o município incorra em aplicação de verba pública fora das diretrizes que preconizam a finalidade de cada recurso.
ASCOM AMVAP