NotíciasSaúde

Sala de Espera sobre o “Setembro Amarelo” no Alex Fernandes

INDIANÓPOLIS – A prevenção ao suicídio tem sido o tema de muitas reuniões promovidas pela Prefeitura de Indianópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, no chamado “Setembro Amarelo”.

Uma dessas atividades foi promovida pela equipe do PSF Alex Fernandes, onde segundo o educador em Saúde, Eduardo Vieira, foi realizada uma Sala de Espera com palestra ministrada pela psicóloga Roberta Moreno.

De acordo com a coordenadora do PSF Alex Fernandes, enfermeira Lorena Caroline Borges, um dos maiores problemas de saúde pública no mundo, o suicídio já faz em média no Brasil uma vítima a cada 35 minutos. O dado preocupante é da Organização Mundial da Saúde (OMS) e coloca o País em 8º lugar no ranking global, com quase 12 mil mortes.  A grande maioria das mortes por suicídios podem ser evitadas e o diálogo sobre o assunto é o melhor jeito de fazer isso. “Se você ou alguém que você conhece possui pensamentos suicidas, peça ajuda”, disse.

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).