NotíciasSaúde

Redução de danos em tempos de pandemia

INDIANÓPOLIS – A pandemia de Covid-19 impôs um regime de restrições e reorganização de atividades que exige esforços e compreensão de todos. Ciente da delicadeza do momento, o Conselho Regional de Psicologia – MG recomenda atenção aos agravos à saúde mental e ao uso prejudicial de álcool e outras drogas, segundo a psicóloga Priscila Peixoto.

Essas recomendações se pautam pela redução de danos: política que busca fortalecer o vínculo com pessoas que fazem uso de substâncias para, dessa forma, incentivar o autocuidado e a reflexão sobre o assunto, além de prevenir a transmissão de doenças.

O uso de produtos e substâncias psicoativas tende a aumentar em situações de estresse emocional, como o momento que estamos vivendo atualmente. Essas substâncias incluem álcool, tabaco, maconha, entre outras. As substâncias psicoativas provocam alterações no comportamento, nas emoções e no funcionamento do cérebro. Para muitas pessoas, o uso desses produtos funciona como um tipo de automedicação. Se for esse o caso, é importante avaliar como é possível manejar o uso.

O humor é fator crítico na experiência de alteração da consciência, por isso, busque preservá-lo da melhor maneira possível, de modo que o uso de produtos e substâncias psicoativas possa ser o menos prejudicial. Lembre-se de utilizar fatores de proteção durante o uso de substâncias. Isso vale para todas as ocasiões de uso individual e não apenas para uso coletivo. Higienize bem as mãos antes de manipular substâncias ou insumos. Se não tiver álcool em gel, água com sabão são suficientes. Mantenha o ambiente de convívio o mais arejado e limpo possível para evitar crises alérgicas. Não compartilhe insumos, baseados, cigarros, copos, garrafas, canudos ou até mesmo papéis, balas ou outras substâncias. Procure limpar estes insumos.

Se tiver sintomas da Covid-19 evite ao máximo fumar, já que o corpo estará fazendo esforço para se recuperar. Evite também o contato físico com outras pessoas e fique em casa. Só procure uma unidade de atendimento, caso tenha sintomas como febre alta, falta de ar e prostração. Você pode fazer uma avaliação de saúde e tirar dúvidas pelo telefone 136 e pelo portal do Ministério da Saúde: www.saude.gov.br.

Psicólogas(os) podem oferecer atendimento on-line, por meio de ferramentas da internet e pelo telefone. Essa pode ser uma boa maneira de receber acolhimento psicológico no período em que se recomenda distanciamento social.

Referência: Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais

No último dia 31 de Maio – Dia Mundial sem Tabaco, o que hoje é considerado um problema de saúde pública. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, aproximadamente cinco milhões de pessoas morrem anualmente vítimas do uso do tabaco e estudos apontam que até 2030 essa estimativa poderá dobrar, vitimizando mais de dez milhões de pessoas. Apesar de todos os danos e alertas os fumantes enfrentam dificuldades na luta contra o tabagismo, e a psicologia pode ser uma grande aliada nesses casos. O cigarro muitas vezes é um escape contra o estresse, a ansiedade, a produtividade, e até mesmo em resoluções de conflitos, com isso a dificuldade em abandoná-lo se torna maior. Porém sabemos todos os benefícios e garantia de uma vida saudável que esse abandono poderá proporcionar, por isso, não hesite em pedir ajuda, a psicologia também se torna fundamental nesse processo.