NotíciasSaúde

Prefeitura homenageia agentes Comunitários de Saúde e Endemias em Indianópolis

Todos os agentes de Saúde receberam Tablets para facilitar as ações junto à comunidade na Atenção Primária

INDIANÓPOLIS – O prefeito de Indianópolis, Lindomar Amaro e o secretário municipal de Saúde, Carlos Roberto participaram na tarde desta quinta-feira, 4, de evento promovido pela Secretaria de Saúde, por intermédio da equipe de Atenção Primária e PSFs, em homenagem aos agentes Comunitários de Saúde e de Endemias.

“Nossos agentes merecem todo nosso respeito e carinho, são eles que no dia a dia entram nas residências, e de casa em casa levam orientações, prevenção e facilidades em serviços de saúde”, disse o prefeito na data em que se comemora o Dia Nacional do Agente de Saúde, onde na oportunidade entregou Tablets a todos os agentes de Saúde para facilitar o trabalho junto à comunidade.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) são trabalhadores importantes dentro do Sistema Único de Saúde. Ambos trabalham com a comunidade da área, do bairro, da cidade ou da região rural para facilitar o acesso da população à saúde e prevenir doenças.

O ACS visita regularmente residências e fazem registros da população, em relação a documentos básicos para o acesso aos serviços de saúde e em relação aos possíveis problemas de saúde que possam ser identificados na residência. Assim, o ACS deve orientar pessoas em relação à sua saúde, encaminhando ao posto de saúde ou outros locais de atendimento sempre que necessário.

O ACE promove ações de educação em saúde junto à comunidade e informa à população sobre os riscos das doenças. Além disso, o ACE também realiza visita aos imóveis e outras localidades com o objetivo de prevenir e controlar doenças como dengue, malária, leishmaniose e doença de Chagas; atua no controle de roedores e na prevenção de acidentes por cobras, escorpiões e aranhas; e participa das ações de vacinação de cães e gatos para prevenção e controle da raiva.