DesenvolvimentoGovernoNotícias

Prefeitos se reúnem com Ministra da Agricultura

MUNICÍPIOS – O prefeito de Indianópolis, Lindomar Amaro Borges participou nesta quinta-feira, 09/01, de evento com a presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, em Patos de Minas (MG).

Durante o evento a ministra Tereza Cristina destacou a importância de se fomentar ainda mais a vocação para o agronegócio na região. “O ministério tem várias ações para o campo de infraestrutura, de fomento, mas são poucas as estradas que são asfaltadas com o dinheiro do governo federal”. E acrescentou que “isso é um exemplo do que o ministério pode replicar não só para Minas Gerais, mas para todo o Brasil”, afirmou durante a cerimônia da qual participaram também o secretário executivo, Marcos Montes; a secretária de Agricultura de Minas Gerais, Ana Valentin; o prefeito José Eustáquio Alves de Patos de Minas; o deputado federal Zé Vitor (PL-MG), que organizou a visita; o presidente da Associação Brasileira de Produtores de Leite (Abraleite), Geraldo de Carvalho Borges, o vice-prefeito de Indianópolis, Anidson Gabriel, a secretária de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adairlei Borges, dentre outras autoridades e parlamentares.

“Temos ações desenvolvidas em conjunto na região, onde buscamos sempre atender às necessidades do setor produtivo nos nossos municípios, pauta da reunião da ministra com os prefeitos”, destacou Lindomar.

A ministra lembrou que atualmente é o campo que move a economia brasileira, tendo o Ministério da Agricultura o papel de “mola mestra” por meio da execução de políticas públicas. Ela lembrou de um dos mais recentes projetos sobre a possibilidade de formação de consórcios de municípios para a sanidade. A medida atende uma antiga demanda dos municípios e ampliará o mercado para os produtores rurais de grande parte do país.

A partir de fevereiro deste ano, produtos de origem animal inspecionados por consórcios públicos municipais poderão ser comercializados nos territórios das cidades integrantes do consórcio. Os municípios se associam formalmente para determinado fim: inspeção de produtos, compra de remédios, entre outros. Atualmente, as mercadorias inspecionadas pelos serviços municipais podem ser comercializadas apenas nos locais onde são fabricadas, conforme o Decreto 5.741/2006, que trata do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), que foi alterado pelo novo Decreto 10.032, de outubro de 2019.