CulturaDesenvolvimentoGovernoNotícias

Indianópolis terá Casa da Cultura e Museu Indígena

INDIANÓPOLIS – A Prefeitura Municipal de Indianópolis está negociando a aquisição de um bem imóvel, com recurso próprio, situado à Rua Getúlio Magalhães, nº 192, para transformá-lo em Museu Indígena e Casa da Cultura.

Segundo a secretária municipal de Cultura, Ednis Soares Moreira, as negociações estão sendo deliberadas através do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural, da Comissão de Avaliação de Imóveis do Município, juntamente com a Câmara Municipal.  A Secretaria Municipal de Cultura já adquiriu, através do projeto FEC 02/2017, da Superintendência de Fomento e Incentivo à Cultura, a quantia de R$ 61.200,00 (Sessenta e um mil e duzentos reais) para a restauração do bem, sendo que o restante deverá ser pago com a verba do Fundo Municipal do Patrimônio Cultural – FUMPAC.

Vale ressaltar que o Tombamento do imóvel já foi reconhecido pelo IEPHA, e o projeto de restauração já está pronto.

Histórico

A atual cidade de Indianópolis teve origem na primitiva aldeia de Santana do Rio das Velhas, fundada por volta de 1750, pelo coronel Antônio Pires de Campos, após expulsar da região os índios Caiapós. O domínio da aldeia, confiado aos jesuítas, logo passou aos índios bororós. Os jesuítas foram perseguidos e expulsos, mas os índios logo foram perdendo suas terras para os brancos. O povoado cresceu e, em 1840, foi elevado a freguesia, com o nome de Freguesia dos Índios da Aldeia de Santana do Rio das Velhas. Tornou-se distrito de Araguari em 1882, elevando-se a município em 1938, com o nome de Indianópolis.