GovernoNotíciasObras

Indianópolis entrará na lista dos Municípios que tratam seu esgoto

INDIANÓPOLIS – O Município de Indianópolis em breve terá sua Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, investimento de UM MILHÃO, DUZENTOS E SESSENTA MIL REAIS em recursos da própria Prefeitura, cuja obra teve início ainda no primeiro semestre deste ano.

De acordo com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o tratamento de esgoto no Brasil também teve avanços entre 2008 e 2017. Ainda assim, apenas 62,8% dos municípios brasileiros tratavam o esgoto em 2017. As regiões Centro-Oeste (94,4%) e Sul (71,7%) tinham os maiores percentuais de municípios com Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) em operação. A região Nordeste, com 51,2%, tinha o menor.

A empresa responsável é Van Derveld e Cia Ltda, cujo projeto foi feito pelo Departamento de Engenharia da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap.

O projeto é composto por uma unidade de tratamento preliminar, ou medidor Parshall, que controla a velocidade, determina a vazão e nível do fluxo de esgoto; um reator anaeróbio de fluxo ascendente e manta de lodo; um filtro anaeróbio; sistema de desidratação de lodo composto por duas células de secagem; um queimador de gás; e uma unidade de apoio operacional.

A ETE de Indianópolis foi projetada para atender a população urbana no mínimo pelos próximos 20 anos.