NotíciasSocial

Família Acolhedora é tema de palestra

INDIANÓPOLIS – A secretária de Assistência Social de Indianópolis, Marivânia Borges participou na última semana em Uberlândia da reunião do Conselho Intermunicipal de Assistência Social da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale de Paranaíba – CIAS/Amvap.

A reunião teve em sua pauta a discussão do “Processo de Adoção e o Programa Família Acolhedora: implantação, efetivação e monitoramento”, tendo como palestrante a coordenadora do programa na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Ituiutaba, Raina Maria de Freitas.

O Programa Família Acolhedora foi instituído pelo Governo Federal em meados de 2015. É um programa relativamente novo e busca registrar e capacitar famílias para receberem em suas casas, por tempo determinado (máximo de 2 anos), crianças, adolescentes e grupo de irmãos que vivem uma situação de risco pessoal, social ou psicológico, disponibilizando para os mesmos um ambiente seguro e acolhedor.

Segundo assessoria da AMVAP, a reunião mostrou os caminhos que podem traçar também os pré-requisitos para o acolhimento social, como: os responsáveis da família candidata a receber um menor, estar em boa condição física e mental, não possuir antecedentes criminais e possuir uma situação financeira estável.