NotíciasSaúde

Equipe do PSF Alex Fernandes fala sobre Dengue na escola Nelson Soares

INDIANÓPOLIS – Multiplicar o número de pessoas no combate ao mosquito Aedes Aegypti é o principal objetivo das ações da Prefeitura de Indianópolis e Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo a coordenadora da Unidade de Saúde do PSF Alex Fernandes, enfermeira Lorena Caroline Borges, foi realizado nesta terça-feira, 27, na Escola Estadual Nelson Soares de Oliveira a campanha educativa sobre a Semana Nacional de Mobilização Intersetorial de Combate ao Aedes Aegypti, tendo a participação das ACS do PSF Alex Fernandes.

Para a coordenadora, os estudantes se tornam multiplicadores do trabalho, visto que a maior parte dos focos de larvas são encontrados nas residências, sendo fundamental a participação da família em cada casa, fazendo a sua parte.

Para especialistas com a chegada da estação chuvosa na região Sudeste, os locais propícios para a criação do mosquito Aedes aegypti se multiplicam e a população deve se mobilizar para eliminar os focos. O alerta é do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). O mosquito é o vetor dos vírus da dengue, zika e chikungunya.

De acordo com a pesquisadora do Laboratório de Biologia Molecular de Flavivírus do IOC/Fiocruz, Denise Valle, a elevação da temperatura é outro fator que favorece a proliferação do Aedes aegypti nesta época do ano. “Não só a chuva, mas também a temperatura, que começa a aumentar. O Aedes aegypti é sensível a essas duas coisas. Quando tem chuva aumenta a oferta de criadouros e quando a temperatura aumenta, aumenta a velocidade do desenvolvimento dele”, explicou.