NotíciasSaúde

Cuidados com a Dengue devem continuar nas festividades

INDIANÓPOLIS – O Município de Indianópolis está na guerra contra o mosquito transmissor da Dengue, e para isso, a Secretaria Municipal de Saúde reforça o chamamento para que a população continue eliminando os criadouros em suas casas.

Nesta semana, a equipe do Centro de Controle de Endemias e de Educação em Saúde deram continuidade às visitas domiciliar com os Agentes de Endemias, levando orientação a todos.

“É um período de chuvas constantes e precisamos eliminar tudo aquilo que possa juntar água as residências onde estão os maiores focos”, alerta a educadora em Saúde, Maria José Lima.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, em 2019, até o momento (dados atualizados em 18/12), Minas Gerais registrou 483.733 casos prováveis (casos confirmados + suspeitos) de dengue, 171 óbitos em 50 municípios e 103 óbitos permanecem em investigação para este agravo. Em relação à Febre Chikungunya, Minas Gerais registrou 2.805 casos prováveis da doença em 2019. Em 2019, até o momento, foi confirmado um óbito por chikungunya no município de Patos de Minas e existe um óbito em investigação. Já em relação à Zika, foram registrados 725 casos prováveis da doença em 2019, até a data de atualização do boletim.

O Estado está em situação de alerta para esse aumento no número de casos das doenças transmitidas pelo Aedes (dengue, chikungunya e zika).