EducaçãoGovernoNotícias

Alunos do Colégio Marista de Uberlândia visitam Igreja em Indianópolis

INDIANÓPOLIS – O prefeito de Indianópolis acompanhou os alunos do Colégio Marista de Uberlândia, em visita à Igreja de Santa Ana na tarde desta terça-feira, 25/06.

A Prefeitura Municipal concluiu recentemente a reforma com pintura na parte externa da Igreja de Santa Ana, padroeira de Indianópolis e Patrimônio Cultural do município, e um dos cartões postais que retratam a sua história.

A paróquia Santa’ana, de Indianópolis, tem o início de sua história na construção de uma capela, pelos índios caiapós e também pelos negros foragidos, por volta de 1740, no lugarejo da “Aldeia de Santa’Ana do Rio das Velhas”. Em 1755, foi reconhecida pela cúria. Em 1840, a Assembleia Provincial de Minas, pela lei nº 184, de 3 de abril, elevou o curato à paróquia com o título de “Freguesia dos Índios da Aldeia de Santa’Ana”.

Em 1864, a sede da paróquia foi transferida para o então povoado de Brejo Alegre, hoje Araguari, por efeito da lei nº 1195, de 6 de agosto. Já em 1870, a igreja matriz de Santa’Ana é restaurada, embasada pela lei 1657 e, em 1917 ela é novamente reformada, tendo parte de sua característica original preservada e algumas perdas na originalidade arquitetônica.

Hoje, a igreja Santa’ana é considerada monumento histórico da região e tombada como patrimônio público.