EducaçãoNotícias

Alunos do CMNER José Barbosa de Miranda no Museu do Índio

INDIANÓPOLIS – Alunos do CMNER José Barbosa de Miranda no Angico, com apoio da Prefeitura Municipal de Indianópolis e Secretaria Municipal de Educação, tiveram a oportunidade de visitarem o Museu do Índio da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, onde participaram os alunos do 7° e 8° ano juntamente com o professor Jamir Reis (História).

A visita mostra aos alunos a importância dos Índios na história do Brasil, inclusive com a própria cidade onde vivem, pois a atual cidade de Indianópolis teve origem na primitiva aldeia de Santana do Rio das Velhas, fundada por volta de 1750 pelo coronel Antônio Pires de Campos, após expulsar da região os índios Caiapós. O domínio da aldeia, confiado aos jesuítas, logo passou aos índios Bororós. Os jesuítas são perseguidos e expulsos, mas os índios logo vão perdendo suas terras para os brancos.

O Museu do Índio tem como missão colecionar, proteger, interpretar e difundir bens culturais indígenas, buscando o diálogo com a comunidade. Foi criado em 1987 e está vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). O acervo é composto por cerca de 2.500 objetos das categorias cerâmica, plumária, trançados, armas, indumentária, artefatos mágicos e lúdicos.