GovernoNotícias

90% dos municípios mineiros em dificuldade para pagar o 13º

MUNICÍPIOS – Exoneração de cargos comissionados, parcelamento de salários, dívida com fornecedores e paralisação de alguns serviços prestados à comunidade tem sido o reflexo nas últimas semanas do grave problema financeiro vivido pelas Prefeituras de Minas Gerais, cuja gestão do Governado Fernando Pimentel foi considerada a pior situação em todo o país, em reportagem apresentada pela Rede Globo.

“Basta! Chega de confiscar o dinheiro dos municípios!”. Esse foi o grito dado por prefeitos mineiros na manhã desta terça-feira (27), para reivindicar os recursos que não estão sendo repassados pelo Governo de Minas Gerais às cidades do Estado, impactando diretamente os serviços prestados à população. O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), 1º vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, participou de encontro, que contou com a presença do consultor da CNM Ângelo Roncalli.

Conforme dados da Associação Mineira dos Municípios (AMM), atualizados em 22/11/2018, a dívida do Estado com os municípios já ultrapassa os R$ 10,5 bilhões. Os números indicam o débito em repasses que deveriam estar sendo pagos regularmente por meio do Fundeb, IPVA, ICMS, transporte escolar, piso mineiro de assistência social.

Além disso, a pesquisa do Ranking de Eficiência dos Municípios aponta que, das 853 cidades mineiras, 656 (76%), dependem quase que exclusivamente de verbas repassadas pelo Estado e pela União. A crise gerada pelo Governo de Minas já atinge 90% dos municípios.

Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cataguases e Portal Mídia Mineira.