NotíciasSaúde

Hanseníase tem Sala de Espera no PSF Dona Lica


INDIANÓPOLIS – Usuário do PSF Dona Lica participaram na última semana de Sala de Espera que chamou a atenção de todos quanto ao Janeiro Roxo, mês que também se trabalha no combate e prevenção a Hanseníase.

Segundo a coordenadora do PSF Dona Lica, enfermeira Claudia Garcia, é muito importante trabalhar a conscientização junto à comunidade.

Dia 28 de janeiro é o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase (Janeiro Roxo). Devido aos números, ainda altos, durante o mês de janeiro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), por intermédio do Departamento de Hanseníase e a Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH), promovem campanha e ações educativas para a população.

Para especialistas uma dica importante na prevenção e combate à doença é convencer os familiares e pessoas próximas a um paciente a procurarem uma Unidade Básica de Saúde para avaliação, quando for diagnosticado um caso de hanseníase na família. Dessa forma, a doença não será transmitida nem pela família nem pelos parentes próximos e amigos.