Indianópolis participa do lançamento do Projeto Biometano Triângulo Mineiro
O prefeito Selmo, acompanhado de vereadores do município, participou nesta quinta-feira (25) do lançamento oficial do Projeto Biometano Triângulo Mineiro, realizado na unidade da CMAA – Vale do Tijuco. O evento reuniu representantes da Gasmig, Grupo Cemig, CMAA, GEOMIT, autoridades estaduais e lideranças dos municípios envolvidos.
Na ocasião, o prefeito assinou o Protocolo de Entendimentos que formaliza a participação de Indianópolis na iniciativa e estabelece a cooperação entre o município e a Gasmig para o desenvolvimento de estudos e ações voltadas à implantação do projeto.
O Projeto Biometano Triângulo Mineiro prevê cerca de R$ 1 bilhão em investimentos privados para ampliar a produção e a distribuição de biometano, combustível renovável produzido a partir de resíduos da agroindústria, especialmente da cana-de-açúcar. Além de contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa, o projeto fortalece a transição para uma matriz energética mais limpa, amplia a segurança energética e cria condições para o desenvolvimento de uma nova cadeia econômica na região.
Na primeira etapa, serão contemplados Indianópolis, Uberlândia, Uberaba e Araxá, com a implantação da infraestrutura necessária para distribuição do combustível renovável e integração dos municípios ao novo mercado de gás.
Para Indianópolis, a participação nesse projeto representa uma oportunidade estratégica. Além de integrar uma das mais importantes iniciativas de energia limpa de Minas Gerais, o município passa a fazer parte de um ambiente favorável à atração de novos investimentos, fortalecimento das atividades econômicas, geração de empregos e renda, aumento da competitividade regional e ampliação do potencial de arrecadação no longo prazo, à medida que novos empreendimentos e negócios se desenvolvam em torno dessa infraestrutura.
A Prefeitura de Indianópolis continuará acompanhando todas as etapas do projeto e trabalhando para que o município aproveite as oportunidades geradas por esse importante investimento para o futuro da região.










