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INDIANÓPOLIS É SELO OURO NO PROGRAMA CRIANÇA ALFABETIZADA

INDIANÓPOLIS É SELO OURO NO PROGRAMA CRIANÇA ALFABETIZADA

INDIANÓPOLIS – Em setembro, o governo federal lançou o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, por meio do Decreto nº 12.191, de 20 de setembro de 2024, onde as Secretarias Estaduais, Municipais e Distrital de Educação que aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada poderiam se inscrever no edital nº 10/2024 do Ministério da Educação. Tal iniciativa visa reconhecer o trabalho das Secretarias de Educação na alfabetização das crianças brasileiras, celebrando os avanços alcançados ao longo do ano.

As Secretarias municipais devem ter pelo menos um articulador municipal da Articulação de Gestão, Formação e Mobilização – Renalfa que atuou junto as secretarias municipais e estaduais para inscreverem suas respectivas secretarias no processo de concessão do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização por meio do SIMEC.

O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização vem reafirmar o compromisso e empenho da gestão municipal para assegurar o direito à alfabetização dos estudantes. Os critérios avaliados para a concessão do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização tem uma pontuação final máxima de 100 pontos, sendo o Selo OURO (85 a 100 pontos), PRATA (65 a 84 pontos) e BRONZE (45 a 64 pontos).

O município de Indianópolis atingiu 95 da pontuação máxima de 100 pontos de acordo com os critérios estabelecidos pelo MEC, recebendo então o SELO OURO.

Algumas das ações já desenvolvidas pelo município e a implementação de políticas públicas municipais foram primordiais para que atingíssemos nota destaque Nacional:

1-       Aquisição e distribuição 100% de materiais através da distribuição gratuita do KIT ESCOLAR – PROGRAMA DE APOIO ESCOLAR aos estudantes da Rede Municipal de Ensino;

2-       Aquisição e distribuição de material didático pedagógico complementar para alfabetização dos alunos de 1º e 2º ano através de contrato com Editora aprender;

3-       Formação continuada dos profissionais da Educação através da Implantação do Programa de formação Continuada dos profissionais da Educação criado através de Lei municipal;

4-       Implementação do Programa de Intervenção Pedagógica- PROMIP na Rede Municipal de Ensino com foco na recomposição das aprendizagens e/ou apoio pedagógico complementar aos estudantes com defasagem de aprendizagem em leitura e escrita ao longo do ano letivo;

5-       Avaliação contínua da aprendizagem através dos programas, apoio e incentivo aos alunos na participação das avaliações estaduais SIMAVE e avaliação federal SAEB,

6-       Construção do PTA- Plano de trabalho Anual com participação das escolas da rede pública municipal na elaboração, acompanhamento e execução das ações propostas.

7-       Aquisição dos Cantinhos de leitura em todas as unidades escolares, dentre outros.

Parabéns a todas as escolas, equipe gestora e pedagógica, professores e demais profissionais que juntos trabalharam para que o município alcançasse este merecido resultado.