DesenvolvimentoGovernoNotícias

Indianópolis se prepara para as comemorações dos seus 83 anos

INDIANÓPOLIS – São cerca de 7.000 habitantes, e um povo ordeiro e trabalhador, que ao longo desses mais de 80 anos, ajudaram a construir uma das cidades mais acolhedoras de Minas Gerais.

Para esse ano, as comemorações marcadas para o dia 17 de dezembro, começam com a inauguração da nova Praça Urias José da Silva, palco de grandes festas e eventos da cidade, que foi revitalizada e ganhou formato moderno e acolhedor para a continuidade dos grandes eventos religiosos e festivos.

“Estamos preparando uma grande festa para a nossa gente, com entrega de obras e comemoração de resultados positivos de um trabalho sério que temos desenvolvido desde 2017”, comentou o prefeito Lindomar Amaro (PTB).

Um pouco de sua história

A atual cidade de Indianópolis teve origem na primitiva aldeia de Santana do Rio das Velhas, fundada por volta de 1.750 pelo coronel Antônio Pires de Campos, após expulsar da região os índios Caiapós. O domínio da aldeia, confiado aos jesuítas, logo passou aos índios Bororós. Os jesuítas são perseguidos e expulsos, mas os índios logo vão perdendo suas terras para os brancos.

O povoado cresce e, em 1.840 é elevado a freguesia, com o nome de Freguesia dos Índios da Aldeia de Santana do Rio das Velhas. O distrito foi posteriormente extinto pela Lei Provincial nº 1.195, em 1.864, e foi novamente recriado como distrito da cidade de Araguari pela Lei Provincial nº 1.657, em 1.870.

Indianópolis foi elevado à categoria de município pelo Decreto-Lei Estadual nº 148, de 17/12/1938, desmembrado de Araguari.