EducaçãoGovernoNotícias

Boa prática de gestão de Indianópolis é destaque na UFV

INDIANÓPOLIS – O Município de Indianópolis foi um dos destaques na Oficina de Agricultura Familiar promovida pela CECANE/UFV – Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar, vinculado à Universidade Federal de Viçosa, onde são apresentadas experiências exitosas por parte dos Municípios.

O órgão que realizou o evento, fez a publicação dos seus resultados na última semana, onde no texto divulgado pela assessoria e segundo a Nutricionista Leandra de Araújo Nunes, que trabalha no município desde o início da execução da compra da agricultura familiar, o sucesso da realização da compra é devido ao trabalho desenvolvido em equipe, entre Agricultores, Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação, Emater, Vigilância Sanitária e Setores de Compra e de Licitação. Há uma interação entre estes setores, onde é exposto oferta, demanda, dúvidas e soluções.

“É muito importante esse trabalho onde reforçamos a Merenda Escolar com produtos da nossa terra, beneficiando assim os alunos com a qualidade dos alimentos, e os produtores da agricultura familiar, que produzem, vendem, recebem em dia e fazem a nossa economia girar”, comentou o prefeito Lindomar Amaro (PTB).

Ainda de acordo com o texto, quando iniciaram a compra, houve muita dificuldade em conquistar a confiança dos agricultores, pois eles tinham receio de entregar e não receber pelo produto, de não conseguir cumprir com as entregas no tempo determinado e hoje estão super felizes em estar participando do programa. Para o município também é muito vantajoso realizar a compra dos agricultores locais, pois os alimentos chegam fresquinhos nas escolas e o valor pago para os agricultores é investido no próprio município.

Em 2020 devido a pandemia, a Prefeitura Municipal iniciou com a distribuição dos kits de alimentos, uma vez por mês, para todos os alunos da Rede Municipal, no período de maio de 2020 até novembro de 2021.

Os kits eram compostos por: Arroz, Feijão, Macarrão (menores de 3 anos), Bolacha (maiores de 3 anos), Filé de frango, Óleo, Leite, Frutas e Verduras. Os alimentos da agricultura familiar que compõem o kit são: abobrinha, alface, banana, couve, goiaba, mamão, melancia, tomate.

Fonte: CECANE/UFV