GovernoNotícias

AMVAP RECEBE O PROJETO “AMM NAS MICROS”

AMVAP RECEBE O PROJETO “AMM NAS MICROS”

AMVAP foi o endereço escolhido para a realização do evento “AMM nas Micros”, realizado nesta quinta-feira (09/02). O encontro reuniu autoridades políticas e servidores públicos, que acompanharam as palestras promovidas na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap, no bairro Distrito Industrial, em Uberlândia.

Por meio do projeto, uma equipe da Associação Mineira de Municípios – AMM, percorrerá todo o estado de Minas Gerais, em parceria com as microrregionais, como a AMVAP, e a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), para levar capacitação aos gestores e servidores públicos.

De acordo com o presidente da AMVAP, Lindomar Amaro Borges, este encontro é uma oportunidade de os municípios apresentarem as principais propostas regionais. “A gente vem conversando e apresentando as demandas que a nossa região depende, e que a AMM pode interferir para que sejam atendidas o mais rápido possível”.

Até o fim do ano, a ideia é capacitar mais de 5 mil servidores. O objetivo é fortalecer mais o compromisso de estar em todos os cantos das Minas Gerais, com foco no desenvolvimento dos municípios, por meio da melhoria da qualidade do serviço prestado à população.

“Viver o associativismo e cooperativismo, no dia a dia, é o segredo. A AMM só é forte porque as micros são fortes, mas no momento que não tivermos essa conexão, perderemos o poder das decisões do que está acontecendo. Agora, como gestor público, senti a necessidade de trazer a associação até as micros, porque há prefeitos que não têm condições de fazer essa capacitação”, afirma o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius.

Francisco Neto, prefeito de Tupaciguara, atualmente ocupa o cargo de diretor regional da AMM. Segundo ele, é um grande ganho a presença do projeto no Triângulo Mineiro. “Vai ser muito importante na questão de capacitação, com gente altamente qualificada, que vai ajudar as administrações públicas”.

Prefeitos das cidades associadas à AMVAP estiveram presentes. Entre eles, o chefe do executivo de Prata, Xexéu, que destacou o encontro como oportunidade para dar mais visibilidade à região. “Temos um potencial econômico forte dentro de Minas Gerais, e ter essa mobilização com o presidente da associação é importante”.

O ciclo de palestras foi aberto pelo consultor da CNM, Ângelo Rocalli, e pelo diretor comercial da AMM, Rodrigo Lázaro, que apresentaram produtos e serviços das duas entidades à disposição das prefeituras, além da pauta municipalista.

“O projeto é uma forma de estar perto das bases, para ouvir as sugestões e pedidos dos agentes públicos, e agir cada vez melhor“, explica o consultor da CNM, Ângelo Rocalli.

Um dos destaques do evento foi a palestra sobre “Improbidade administrativa – aplicações na administração pública”, com Flávio Boson, desembargador do TRF6.

“Acho que isso é muito válido no sentido de que, agora, na função de magistrado, antes de buscar a punição dos acusados, talvez, deve-se procurar promover a capacitação, a melhor condição dos gestores públicos para que não tenha interferência futura do poder judiciário”, afirma o desembargador.

FONTE: ASCOM AMVAP