Meio AmbienteNotícias

ALUNOS DA ESCOLA NELSON SOARES VISITAM ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO

ALUNOS DA ESCOLA NELSON SOARES VISITAM ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO

Neste dia 11/06, alunos da turma de ensino integral do 2° ano da Escola Estadual Nelson Soares de Oliveira, acompanhados pela professora Andreia, tiveram a oportunidade de visitar a recém-inaugurada Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Indianópolis. A visita educativa proporcionou aos alunos uma visão prática e detalhada do funcionamento de uma das infraestruturas mais importantes para a saúde pública e o meio ambiente da cidade.

A ETE de Indianópolis, é um marco na gestão ambiental do município, tratando 100% do esgoto da área urbana. A estação utiliza tecnologias avançadas para garantir que o esgoto seja tratado de maneira eficiente e sustentável, contribuindo significativamente para a preservação dos recursos hídricos e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Durante a visita, os estudantes foram acompanhados por técnicos especializados e pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Planejamento que explicaram cada etapa do processo de tratamento de esgoto, desde a coleta até a liberação da água tratada de volta ao meio ambiente. Os alunos puderam observar de perto os processos de decantação, filtragem e desinfecção, entendendo a importância de cada um para a eliminação de poluentes e a proteção dos ecossistemas locais.

A secretária de Meio Ambiente e Planejamento, Dra. Adairlei Aparecida da Silva Borges, destacou a relevância dessa visita para o desenvolvimento educacional dos alunos. “É fundamental que as crianças compreendam desde cedo a importância do saneamento básico e da preservação ambiental. A visita à ETE proporciona uma aprendizagem prática que complementa o conteúdo teórico abordado em sala de aula”, afirmou.

A ETE de Indianópolis é um exemplo de como a tecnologia e a gestão eficiente podem contribuir para a sustentabilidade urbana. A visita da turma do 2° ano da Escola Nelson Soares de Oliveira reforça o compromisso da comunidade escolar com a educação ambiental e o desenvolvimento de uma consciência ecológica nas novas gerações.